Nascida em 1977 em Lisboa, Célia entrou na Floresta Atlântica em 2012, onde é responsável pelo Sistema de Certificação Florestal e é responsável pela execução técnica dos Planos de Gestão Florestal.

É  graduada em Engenharia Florestal pela Instituto Superior de Agronomia e também possui uma pós-graduação em Gestão de Projetos pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa. Trabalhou na empresa MultiForest desde 2006, onde as suas principais responsabilidades foram a elaboração de Planos de Gestão Florestal e projetos de candidatura PRODER, o desenvolvimento de um sistema de gestão de recursos naturais, incluindo ferramentas de software associadas a sistemas de informação geográfica.

Também foi responsável pela análise económica e financeira de novas oportunidades de negócios e planeamento de projetos. Anteriormente, trabalhou na Aliança Florestal – Sociedade para o Desenvolvimento Agro-Florestal, SA, como engenheira florestal, onde foi envolvida no processo de certificação do Grupo Portucel Soporcel Florestal e código de conduta, assim como os processos de inventário florestal, sistemas de informação geográfica, biomassa e avaliação de ativos imobiliários.

Começou a sua carreira como investigadora científica, primeiro com o Instituto Superior de Agronomia e mais tarde com o  RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel.